Você é um escritor ou editor que quer aumentar as suas vendas de livros na internet? Então, confira estas 10 dicas de marketing que podem te ajudar a alcançar mais leitores e clientes.
- Crie um site ou blog para o seu livro. Um site ou blog é uma forma de divulgar o seu livro, mostrar a sua biografia, os seus contatos, as suas redes sociais, os seus depoimentos, as suas resenhas e os seus eventos. Você pode usar plataformas gratuitas como WordPress, Blogger ou Wix para criar o seu site ou blog.
- Faça uma página no Facebook para o seu livro. O Facebook é uma das redes sociais mais populares e usadas no mundo. Você pode criar uma página para o seu livro e compartilhar conteúdos relacionados ao seu tema, como curiosidades, trechos, imagens, vídeos, enquetes e promoções. Você também pode interagir com os seus fãs e potenciais leitores, respondendo aos seus comentários e mensagens.
- Crie um perfil no Instagram para o seu livro. O Instagram é uma rede social focada em imagens e vídeos. Você pode criar um perfil para o seu livro e postar fotos e vídeos que mostrem a capa, a sinopse, os personagens, os cenários, as inspirações e os bastidores da sua obra. Você também pode usar hashtags relacionadas ao seu livro e ao seu gênero literário para atrair mais seguidores.
- Participe de grupos e comunidades online sobre livros. Existem vários grupos e comunidades online sobre livros, tanto no Facebook quanto em outras plataformas, como WhatsApp, Telegram, Discord e Reddit. Você pode participar desses grupos e comunidades e compartilhar o seu livro, pedir opiniões, fazer parcerias, trocar experiências e dicas com outros escritores e leitores.
- Faça um canal no YouTube para o seu livro. O YouTube é uma plataforma de vídeos que tem milhões de usuários e visualizações diárias. Você pode fazer um canal para o seu livro e gravar vídeos sobre o seu processo criativo, as suas referências, as suas dicas de escrita, as suas recomendações de leitura, as suas entrevistas e as suas participações em eventos literários.
- Faça um podcast para o seu livro. Um podcast é um programa de áudio que pode ser ouvido online ou baixado em dispositivos móveis. Você pode fazer um podcast para o seu livro e falar sobre o seu tema, os seus personagens, os seus capítulos, as suas curiosidades, as suas novidades e os seus planos. Você também pode convidar outros escritores, editores, críticos e leitores para participar do seu podcast.
- Faça um lançamento online para o seu livro. Um lançamento online é uma forma de apresentar o seu livro ao público pela internet. Você pode fazer um lançamento online usando plataformas como Zoom, Google Meet ou YouTube Live. Você pode convidar os seus amigos, familiares, colegas, parceiros e leitores para assistir ao seu lançamento online e interagir com você pelo chat ou pelo microfone.
- Faça parcerias com influenciadores digitais que falam sobre livros. Os influenciadores digitais são pessoas que têm muitos seguidores nas redes sociais e que influenciam as opiniões e as decisões dos seus públicos. Você pode fazer parcerias com influenciadores digitais que falam sobre livros e que tenham afinidade com o seu gênero literário. Você pode enviar o seu livro para eles lerem e resenharem, oferecer descontos ou brindes para os seus seguidores ou fazer sorteios ou lives com eles.
- Faça anúncios pagos nas redes sociais ou nos buscadores. Os anúncios pagos são uma forma de divulgar o seu livro para um público específico que tenha interesse no seu tema ou no seu gênero literário. Você pode fazer anúncios pagos nas redes sociais como Facebook, Instagram ou YouTube ou nos buscadores como Google ou Bing. Você pode definir o seu orçamento, o seu público-alvo, o seu objetivo e a sua mensagem.
- Faça uma lista de emails dos seus leitores e potenciais leitores. E envie a eles!